Ablação

A radioablação é uma técnica em que é feita a ablação do nódulo da tireoide por radiofrequência, com uma agulha que aquece e destrói o nódulo gradativamente.

Neste método, o nódulo é “exterminado” garantindo total funcionalidade da glândula. Esse é um dos grandes benefícios desta técnica em relação à cirurgia de remoção da tireoide, em que o paciente precisa repor o hormônio produzido por meio de medicamentos.

Na tireoide, o maior benefício é remover o nódulo pelas ondas de radiofrequência sem remover a glândula da tireoide. E para o paciente, os benefícios são imensos já que não existe corte nem cicatriz e que as funções hormonais são preservadas, a anestesia é local, o Paciente fica cerca de três a quatro horas internado, não é entubado. Dentre as principais vantagens, temos a que o Paciente, mesmo sendo câncer, não precisa tomar o hormônio da tireoide, evitando a reposição sintética. Portanto uma vantagem é que na ablação os pacientes não precisam tomar hormônios após o tratamento! É preciso entender o critério de cada caso para saber se a radioblação é indicada ou não.