A doença de graves é uma doença autoimune que leva ao desenvolvimento do hipertireoidismo na glândula da tireoide. Ë um dos tipos, aliás o mais comum, do hipertireoidismo!
⠀
Além dos sintomas comuns ao quadro de hipertireoidismo como aumento da frequência cardíaca, pressão arterial, palpitações cardíacas, sudorese, entre outros, esta doença também causa irritação nos olhos e nas pálpebras.
⠀
Não existe causa definida para o surgimento da Doença de Graves, mas a comunidade médica acredita que os anticorpos estimulam a produção de hormônios da tireoide, por isso a questão autoimune. Alguns dizem também que o fator psicológico influencia bastante e isso podemos observar na prática clínica
⠀
O seu diagnóstico pode ser definido pelo aumento da tireoide e a presença do bócio. É um quadro grave e que deve ser acompanhado com o médico e com o tratamento correto. Entre os tratamentos ressalto inicialmente os medicamentos para bloqueio da produção hormonal (tiamazol, propiltiuracil), beta bloqueadores (propranolol) e outros. Claro, que esses devem ser feitos estritamente com acompanhamento Médico. Também como forma de tratamento, podemos ressaltar o uso do iodo radioativo ( iodo 131), usado na Medicina Nuclear e a cirurgia também na América Latina ainda é muito usado.


