Quando a glândula da tireoide não está exercendo seu papel corretamente em relação à produção de hormônios, acontece o que chamamos de disfunção da tireoide. Esse quadro pode acontecer com o excesso de funcionamento da tireoide, produção excessiva de hormônio tireoidiano, condição conhecida como hipertireoidismo.
Ë uma condição rara. Pode ser grave, pois afeta diretamente o coração dando arritmias, quando o coração bate fora do ritmo. Eu mesmo já tive hipertireoidismo e por isso emagreci muito e fiquei bastante doente! Mas fui cuidado por Médicos Excelentes ! (sim, médico é uma pessoa normal e também fica doente!!)
⠀
Quando o corpo produz em excesso os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), é quando o paciente possui hipertireoidismo. Os sintomas do hipertireoidismo provocam uma aceleração de todo o organismo. O coração, por exemplo, fica agitado, favorecendo episódios de taquicardia e em alguns casos tendo até de arritmia cardíaca. Diarreia, queda de cabelo, tremores das mãos, sensação de o coração estar “saindo pela boca” são outros sintomas que são relatados
Cremos que o hipertireoidismo seja somente 1% das doenças da tireoide. A inflamação da glândula é a principal causa . Muitas vezes o Hipertireoidismo começa e depois, temos como consequência, o hipotireoidismo, ou seja, o inverso.
⠀
A sobrecarga hormonal mexe com o cérebro e pode promover quadros de ansiedade, insônia, nervosismo e até o aumento da agressividade.
⠀
A doença ainda pode desregular a digestão e causar intolerância ao calor e aumento do frio. O médico é sempre o indicado para avaliar o funcionamento das glândulas do organismo e nesse caso o mais comum é o Endocrinologista.
