Nódulos

Você sabia que 68% das mulheres no mundo de zero a 100 anos, tem nódulo na tireoide?
Não? Veja como o nódulo é comum!

Os nódulos da tireoide realmente são muito, muito comuns! Não se preocupe!

O desafio é sabermos quais são malignos e quais não são!

Nos casos dos nódulos de tireoide, existem dois casos, sendo o primeiro deles que se trata de um nódulo pequeno (em geral menor de 1 cm) e que não necessita sequer de punção, que deverá ser acompanhado com frequência caso seu tamanho aumente e precise de algum outro procedimento. Raros são os nódulos menores de 1 cm, que fazemos a punção. O principal fator para fazermos a punção de nódulos tão pequenos é quando o Paciente solicita e quer a punção, pois ele quer saber se é maligno ou não

Mais do que isso , você sabia que pessoas acima dos 60 anos (sim, somente acima dos 60 anos) , com nódulo comprovado maligno e sem gânglios metastáticos no pescoço podem ser acompanhados sem cirurgia, se assim quiserem?

E melhor ainda, nódulos malignos, até 1 cm, podem ser tratados com radioablação, sem cirurgias e sem cicatriz? Eu mesmo faço este procedimento, que aliás acho muito, muito bom! curto bastante tratar e não deixar marcas e o paciente sem uso de medicação !

Existem os casos dos nódulos em que a punção foi realizada, logo são maiores de 1cm, e que possuem células malignas ou então que são grandes, e inofensivos, mas que geram incômodo no paciente ao engolir ou falar. Esses exemplos últimos são casos cirúrgicos e caberá ao médico decidir se deverá ser realizada a tireoidectomia total, em que toda a glândula da tireoide é removida, ou a parcial, em que apenas a parte afetada é retirada.