A tireoide é uma glândula muito importante para o metabolismo do corpo humano. Ela é responsável pelo gasto da energia, é e por isso que muitos dizem (por vezes erradamente) que ela é a responsável por nós ganharmos peso. É responsável por produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em diversos órgãos do corpo e regulam o metabolismo, gasto de
energia, batimentos cardíacos, funcionamento do intestino. Além disso é considerado o órgão que mais recebe sangue no corpo (100 ml/min por centímetro), mais do que o próprio fígado. Já dá pra saber que a cirurgia dela merece atenção não é verdade ?
A produção hormonal é realizada por um complexo sistema que envolve outros órgãos e glândulas. Quando há o desequilíbrio dessa produção, pode-se desenvolver quadros de hipertireoidismo, hipotireoidismo entre outros. Quando existem essas baixas na produção hormonal ou quando parte ou toda tireoide é removida cirurgicamente em função de nódulos e tumores, é necessária a reposição por meio da levotiroxina, que é o hormônio sintético que irá suprir a produção não realizada pela tireoide.

